Alguns empreendedores até tentam fugir das operadoras de cartão de crédito, mas o fato é que essa modalidade de pagamento é indispensável, principalmente quando consideramos o varejo. Os próprios clientes exigem diferentes opções de pagamento para as empresas. Afinal, essa é uma facilidade que torna tudo mais cômodo para eles.
É justamente por ser uma forma de pagamento tão recorrente e inevitável que devemos prestar muita atenção ao recebimento de cartões. Afinal, qualquer erro pode comprometer a nossa análise sobre o fluxo de caixa da empresa. Para ajudar os nossos leitores, resolvemos mostrar alguns dos principais erros cometidos nesse momento para você evitá-los.
1. Não arquivar comprovantes
O primeiro grande erro que pode ser cometido no recebimento de cartões é o não arquivamento dos comprovantes. Eles são muito importantes por dois motivos, conforme veremos.
Em primeiro lugar, os comprovantes são fundamentais para o próprio controle interno da empresa. Com eles, nós podemos fazer checagens, reforçar a confiabilidade dos fluxos de caixa, entre muitas outras coisas.
Por outro lado, os comprovantes também são indispensáveis para que o gestor faça o controle externo das operações. Afinal, é preciso fazer a conferência entre os resultados das maquininhas e o que foi computado na operadora.
2. Não utilizar um sistema de gestão
É claro que a tecnologia pode assumir um papel vital no recebimento de cartões. Afinal, é preciso que as informações sejam levantadas rapidamente pelo gestor porque, dessa forma, poderá tomar decisões no tempo certo, além de controlar todas as suas finanças.
Por isso, um dos maiores erros no recebimento de cartões é realizar processos excessivamente manuais. Contar com um sistema interno para garantir um controle mais rápido e livre de erros deve ser uma prioridade na sua organização.
Se livre dos processos manuais e agilize seu negócio! Clique no banner abaixo e saiba como.
3. Não realizar a conciliação de cartões
Será que a sua empresa realmente está recebendo o que vendeu da operadora? Será que as taxas e tarifas que foram cobradas correspondem ao padrão do serviço contratado? Definitivamente, não ter uma resposta para essas perguntas é um dos maiores erros que podem ser cometidos no recebimento de cartões.
Novamente, a tecnologia assume um papel vital. Existem sistemas que fazem todo o processo de checagem automaticamente para o empresário, reduzindo a necessidade dos processos manuais, como a checagem por meio dos comprovantes físicos, que vimos anteriormente.
Dica: 7 sinais de que sua empresa precisa de um sistema de gestão financeira
4. Não incorporar as informações ao fluxo de caixa
Para concluir, é importante mencionar a incorporação das informações obtidas dos cartões no fluxo de caixa da empresa. Muitos gestores acabam separando os ganhos em dinheiro e débito dos recebimentos de cartão, o que é um grande erro.
As informações precisam estar presentes em apenas um lugar, para facilitar o monitoramento dos dados e, consequentemente, a tomada de decisão. Esse é o segredo, não só para preservar a saúde financeira de um negócio, mas também para fazer o recebimento de cartões da melhor forma possível na sua empresa.
Gostou do nosso post de hoje? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de muito mais conteúdo como este!