As formas de pagamento disponibilizadas por uma empresa são peças fundamentais para propiciar uma experiência de compra agradável ao cliente. Mas como isso funciona?
Afinal, condições pouco seguras e baixa oferta de meios de pagamento podem ser fatores que fazem o consumidor, no momento final, desistir de fechar negócio com uma empresa.
Nesse sentido, é importante que uma loja virtual ou qualquer outro tipo de empresa que faça negócios virtualmente fique atenta para oferecer uma infraestrutura de pagamento segura, ágil para garantir a satisfação do cliente e, assim, fechar negócios.
Diante da imensa competitividade provocada pela transformação digital, em que várias marcas dividem o espaço para chamar a atenção e fidelizar o público, uma dificuldade com alguma das formas de pagamento pode ser fatal para o cliente optar pelo concorrente.
Por isso, preparamos esse conteúdo para mostrar a importância de oferecer formas de pagamento diversificadas e seguras para seu público. Além, claro, de ensinar como desenvolver uma estrutura de transação comercial completa e eficiente.
Confira nosso conteúdo até o fim e saiba tudo!
Quais são as formas de pagamento mais utilizadas no Brasil?
Independentemente se é do meio físico ou digital, há diversas formas de pagamento utilizadas no Brasil para compras presenciais ou pela internet.
Apesar de alguns recursos, como o talão de cheques, terem praticamente desaparecido com a consolidação da transformação digital no segmento financeiros, muitas outras opções surgiram para diversificar ainda mais as opções do consumidor.
A forma de pagamento Pix, por exemplo, é uma das novidades. Ela foi lançada pelo Banco Central em novembro de 2021 e rapidamente se popularizou nos quatro cantos do nosso país em virtude das suas características.
Com o Pix, é possível realizar transferências entre contas e realizar pagamentos 24 horas por dia e 7 dias por semana. E o melhor: a transação é concluída quase instantaneamente. Essa tecnologia, por exemplo, tornou obsoletos métodos como o TED e o DOC, até então reinantes quando se tratava de transferências bancárias.
Mas, afinal, quais são as formas de pagamento mais utilizadas hoje no Brasil? Os dados oficiais mais recentes são da pesquisa da Febraban (Federação Brasileira de Banco) em relação ao ano de 2022.
O ranking é o seguinte:
- Pix: 24,1 bilhões de transações;
- Cartão de crédito: 18,2 bilhões;
- Cartão de débito: 15,6 bilhões;
- Boleto: 4,03 bilhões.
O interessante dessa relação é que novas formas de pagamento, como as carteiras digitais (Google Pay e Apple Pay), estão incluídas nas opções de cartão de débito e crédito. Uma vez que elas representam apenas uma possibilidade de utilizar esses dois meios de pagamento de forma 100% digital.
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Por que investir em uma experiência de pagamento eficiente?
Interessante notar como o Pix, apesar de recente, já lidera o ranking com alguma folga em relação ao cartão de crédito.
Isso mostra que as soluções digitais vieram para ficar e tendem, cada vez mais, a tomar o lugar de antigos meios de pagamento, como o dinheiro em espécie.
Essa transição para o universo digital é um sinal de alerta para as empresas que fazem negócios na internet, pois, como já explicamos na introdução do conteúdo, as formas de pagamento são cruciais para uma boa experiência do cliente.
E, consequentemente, fundamentais para que uma compra seja processada.
Diante disso, as empresas precisam buscar meios de oferecer não só uma estrutura de pagamento simples, objetiva, fluida e segura para que os consumidores consigam fechar negócio sem maiores ruídos ou problemas.
Para além disso, é também importante procurar diversificar os meios de pagamento de forma estratégica para não gerar frustração.
Já deve ter acontecido alguma com você, como cliente, tentar fazer uma compra pela internet, porém, na hora H do checkout, a opção de pagamento que você desejava não estava disponível.
Isso é muito comum, por exemplo, para pessoas que não possuem cartão de crédito, mas apenas uma conta corrente. Alguns sites pouco preparados oferecem apenas a opção de crédito para fechar a compra.
E, nessa situação, perde tanto o consumidor quanto o próprio estabelecimento, que perdeu a chance de fechar negócio.
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Como oferecer todas as formas de pagamento aos meus clientes?
Parece complicado investir no desenvolvimento de uma infraestrutura completa e segura de pagamentos com suporte para diversos tipos de transação, não é mesmo?
Mas quem pensa dessa forma está redondamente enganado. Afinal, já existem ferramentas de pagamento prontas que podem ser facilmente implementadas na estrutura operacional de qualquer negócio.
Essas ferramentas são plataformas white label, isto é, soluções já prontas que podem ser personalizadas e customizadas pelas empresas que a contratam.
Em poucas palavras, uma empresa facilmente consegue adquirir uma plataforma de pagamentos completa e com diversas funcionalidades para seus clientes.
Assim, ela pode customizá-la de acordo com as características do negócio e oferecer soluções financeiras 100% personalizadas.
Não é incrível? As plataformas white label de pagamentos estão na vanguarda das transações online e são fundamentais para empresas que querem se manter competitivas com uma solução de pagamentos barata e eficiente.
As melhores soluções do mercado oferecem pagamentos via Pix, boleto bancário, cartão de crédito e débito, além das carteiras digitais. Dessa forma, não há chance do cliente ser inesperadamente frustrado na hora do checkout!
Gostou do conteúdo? Tiramos todas as suas dúvidas sobre formas de pagamento? Esperamos que sim!
Para mais dicas valiosas que nem essa, continue acompanhando as novidades do nosso blog. Até a próxima!
Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.