Um negócio próspero e lucrativo é o sonho de todo empreendedor. Apesar dos obstáculos, muitas empresas conseguem alcançar esse objetivo. Com uma organização financeira eficiente e um bom planejamento é possível sim ter uma empresa saudável financeiramente e muito lucrativa.
Um dos pontos mais importantes e que todo empreendedor precisa saber para caminhar em direção ao sucesso é o que realmente é lucro e a forma correta de calcular.
Apesar de parecer algo simples, descobrir exatamente qual é o lucro de uma empresa não é nada fácil. Existem vários fatores envolvidos nessa operação e, se o cálculo final não for correto, fica difícil saber até que ponto temos lucro e onde começa o prejuízo.
Para ajudar você a entender melhor esse assunto, explicaremos aqui o que é lucro e como calculá-lo. Além disso, durante o conteúdo vamos falar sobre assuntos de extrema importância, como por exemplo a diferença de lucro e faturamento. Um ponto importante que deve ser muito claro para todo empreendedor.
Para entender qual é o lucro real de uma empresa é necessário saber também o que não é lucro, pois se este cálculo não for realizado corretamente a empresa correrá um grande risco.
Vamos lá?
Qual a diferença de lucro e faturamento?
O primeiro erro cometido por empresários sem experiência ou sem formação na área administrativa e contábil é confundir faturamento com lucro. O faturamento é todo o valor que entra no caixa no período que você está analisando. Assim, se sua venda foi de R$ 1000,00, seu faturamento foi esse mesmo valor.
Entretanto, do faturamento são descontados tributos, custos e despesas. Por isso, ele não pode ser visto como lucro ainda.
Dica: Saiba a diferença entre lucro e faturamento
Por que o lucro bruto não é lucro?
O lucro bruto ainda não é o lucro final. Ele é o que sobra depois da retirada de custos operacionais relativos ao produto. Esses custos são:
- o preço do produto vendido;
- impostos e descontos comerciais sobre o produto vendido (são aqueles que aparecem na nota fiscal);
- compras canceladas e devolvidas.
Assim, todas essas deduções no faturamento resultam o lucro bruto. Por haver deduções, algumas pessoas tendem a considerar o lucro bruto como se fosse o resultado real da empresa. Esse também é um erro, pois existem mais despesas a serem descontadas.
Quais são as despesas de um empreendimento?
Além dos gastos operacionais, ou gastos com venda, um empreendimento tem outras despesas. Elas precisam ser computadas para, só então, termos o real valor do lucro da empresa. Essas despesas são:
- despesas variáveis, como as comissões de venda;
- gasto com pessoal;
- gastos operacionais (contas de água, luz, aluguel);
- pagamento do softwares de gestão financeira, por exemplo;
- Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
Assim, depois da retirada de todos esses custos é que temos o real valor do lucro.
Veja abaixo, na planilha que criamos para ajudar você no cálculo de lucro, um exemplo de lançamentos referente ao mês de janeiro:
Como funciona a planilha
Basta você preencher as colunas: vendas no período, custo de compra ou produção, despesas fixas e despesas variáveis que você terá seu lucro bruto e também o lucro líquido.
Gostou da planilha de cálculo de lucro? Então clique no banner e garanta já a sua!
Uma dica importante: o salário, ou pró-labore, do dono da empresa precisa estar contabilizado no gasto com pessoal.
O lucro não é o que o dono de uma empresa ganha, ele é o que sobra mesmo depois do ganho. Claro que você pode ficar com esse dinheiro, mas separá-lo assim é uma questão estratégica.
Veja bem: se você trabalhasse para outra pessoa, fazendo as mesmas coisas que faz em seu empreendimento, quanto ganharia? Seu negócio precisa faturar, no mínimo, o suficiente para render esse valor mensal e ainda ter lucro. Em empreendimentos mais novos isso pode não acontecer, mas para quem está há mais de 3 anos no mercado, essa é uma obrigação.
Dica: 7 dicas para não pagar mais juros!
Afinal, o que é lucro?
Agora, finalmente, podemos responder o que é lucro. Na realidade, o termo correto para isso é lucro líquido, ou seja, aquilo que sobra sem a incidência futura de tributos ou despesas.
Esse lucro é o valor final que obtemos após todas as deduções de custos, taxas e gastos. A margem de lucro tende a variar de acordo com o negócio. Por isso, em alguns momentos, é necessário contar com a ajuda de ferramentas contábeis, como o DRE.
Por que é importante saber essas informações?
Conhecer um pouco de contabilidade e saber essas informações é importante para gerir, de maneira eficiente e saudável, um negócio. Afinal, se confundirmos lucro líquido com faturamento ou lucro bruto, como acontece normalmente, a empresa pode ter prejuízo, apesar de vender bem. E, nessa situação, quem suspeitaria?
Assim, entender o que é lucro e como calculá-lo é o primeiro passo para garantir o sucesso do empreendimento e evitar a temida falência.
Agora que você já sabe qual – realmente – é o lucro da sua empresa, também pode perceber que para que este resultado seja eficaz e preciso, é muito importante manter as contas organizadas. Afinal, como você poderá calcular seus custos se não tem o controle da data de entrada e saída de cada um?
Certamente passará boas horas do seu tempo revisando notas ficais, comprovantes de pagamento e recebimento, entre outros, até conseguir organizar tudo para calcular o lucro do seu negócio. Ainda assim, há a possibilidade de ficar alguma despesa de fora desta soma.
Então, para que você não corra esse risco, a melhor alternativa, e mais eficiente, é contar com um sistema de gestão e controle financeiro como o Flua. Através de uma plataforma simples e funcional, você insere suas contas a pagar e a receber e o sistema te dará informações valiosas sobre a saúde financeira da sua empresa.
Com esses dados em mãos você poderá analisar quanto sua empresa faturou em determinado período, poderá realizar comprações entre meses e verificar como estão as vendas em relação ao período anterior, poderá estipular metas e projeções, entre muitas outras funcionalidades que o Flua proporciona. Tudo isso para que sua empresa cresça saudável e ainda mais lucrativa.
Experimente o Flua e veja como ele pode contribuir com o sucesso do seu negócio. Teste grátis por 7 dias!