Já faz algum tempo que se tornaram comuns as vendas com cartão de crédito e débito. Apenas no terceiro trimestre de 2017, por exemplo, o volume financeiro movimentado essa opção de pagamento foi 9% superior ao mesmo período do ano anterior, revelou pesquisa.
Neste artigo você irá entender os prós e contras desse tipo de venda para sua empresa. Então continue a leitura e fique por dentro do tema!
Desvantagens
1. Redução na margem de lucro
O lucro é um dos mais importantes indicadores de desempenho da empresa. Em geral, quanto maior o lucro, melhor para a empresa. O problema é que vendas no cartão de crédito e débito reduzem a margem de lucro, tornando-se uma fraqueza.
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As operadoras costumam cobrar taxas administrativas que comumente variam entre 2% e 3,5% nos cartões de crédito, podendo mudar de acordo com o número de parcelas. No cartão de débito, geralmente, a taxa administrativa é menor.
2. Menor recorrência do cliente à empresa
Quando um cliente compra no crédito da empresa, é comum que volte para pagar os carnês ou que, no mínimo, lembre-se da empresa na hora de pagar os boletos. Essa recorrência gera um relacionamento, bem como futuras vendas.
Todavia, vendas no cartão de crédito ou débito não geram esse relacionamento, o que pode ser considerado uma desvantagem — no espectro financeiro e de venda. Se o cliente não volta à sua empresa, é mais difícil fidelizá-lo em longo prazo.
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3. Despesas mensais
Além das, já citadas, taxas administrativas, a venda por meio do cartão de crédito gera outros custos. Todas essas despesas somadas são mais onerosas do que qualquer outra forma de pagamento.
Um exemplo de despesa mensal é o valor do aluguel da máquina que pode variar de acordo com o tipo do equipamento (convencional, leitor conectado ao celular ou wi-fi). Acrescente a isso a tarifa de instalação e de manutenção da máquina.
4. Possibilidade de fraudes
Infelizmente, assim como acontece com os cheques, o pagamento com cartão de crédito está sujeito a fraudes. Não é raro vermos no noticiário relatos de cartões clonados ou roubados que foram utilizados em diversos estabelecimentos comerciais.
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Esses golpes produzem prejuízos para os empresários que acabam perdendo seus produtos sem terem o retorno financeiro.
5. Prazos de recebimento
Outra desvantagem das vendas com o cartão de crédito é o tempo que leva entre a efetuação da compra e o recebimento desse valor. No caso das transações em débito, o prazo de pagamento ocorre, na média, em um dia útil.
Entretanto, a compra no crédito costuma levar mais de trinta dias. Por isso, os empresários precisam ter um bom capital de giro ou optar pela antecipação de recebíveis (serviço disponibilizado pelas operadoras das máquinas de cartões de crédito).
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Nesse caso, o valor integral da venda a crédito é adiantado, mas não sem a cobrança de taxas administrativas.
Vantagens
1. Redução de riscos de inadimplência
A inadimplência é um grande problema nacional, afinal, sabe-se que muitos brasileiros têm o nome “sujo”. Quando a venda é feita no cartão de crédito ou débito, no entanto, o risco é transferido à operadora financeira.
Isso dá mais segurança à empresa, prevenindo-a de prováveis calotes e das “dores de cabeça” na hora da cobrança. O valor da transação é pago pela operadora do cartão, independentemente da regularidade do cliente.
2. Previsibilidade financeira na empresa
Em termos financeiros, o fluxo de caixa é um dos assuntos mais importantes. Em resumo, esse processo consiste no montante recebido e pago ao longo de certo período. O problema é que, pelos atrasos e calotes, se torna difícil prever e assegurar os recebíveis.
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Quando a transação é feita pelo cartão, no entanto, há segurança e previsibilidade para o recebimento por parte do empresário, visto que o pagamento torna-se uma obrigação da operadora. Assim, é possível fazer estimativas financeiras.
3. Aumento das modalidades de pagamento
Uma grande vantagem é o aumento das modalidades de pagamento. Com a possibilidade de fazer vendas para cartões de crédito e débito, a vida do cliente é facilitada, o que viabiliza a concretização da venda.
Quando existem poucas formas de pagamento, a empresa pode estar perdendo clientes e receita. Afinal, quem é que não gosta de ter várias formas de realizar o pagamento?
4. Elevação das vendas
Uma pesquisa apresentada pela Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) revelou que em um ano foram realizadas mais de 5,9 bilhões de operações com cartões de crédito no Brasil. Isso significa mais de um trilhão de reais injetados no mercado por esse tipo de pagamento.
A confirmação dessa pesquisa é vista nos hábitos dos consumidores. Uma vez que, muitos preferem ter apenas o cartão de crédito em suas carteiras em vez de dinheiro. Por isso, na maioria dos estabelecimentos há as máquinas que fornecem esse tipo de pagamento.
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5. Mobilidade
Hoje em dia fala-se muito da mobilidade. Os smartphones e outros dispositivos eletrônicos são os representantes dessa era mobile e os clientes já se acostumaram e gostam da liberdade adquirida com esses equipamentos e a facilidade que a vida online fornece.
Sendo assim, as empresas que utilizam as máquinas sem fio para vendas com cartões de crédito possibilitam uma boa experiência e comodidade para os seus clientes.
6. Competitividade
Atrair e reter clientes não são tarefas fáceis em meio às tantas ofertas. Em especial, as pequenas e médias empresas encontram dificuldade em expandir sua cartela de consumidores.
Imagina um consumidor chegando a um estabelecimento comercial e não tendo alternativa senão comprar itens no dinheiro. Ou pior, acessar o site da empresa na internet e descobrir que só pode pagar um produto no boleto. Que decepção!
No entanto, as organizações que prezam pela inovação e praticidade dos seus serviços encantam os clientes, que por sua vez, atraem mais compradores ao revelar sua satisfação no relacionamento com a empresa.
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Sendo assim, as instituições que não oferecem o pagamento por meio do cartão de crédito não conseguem ter competitividade com as que têm esse tipo de serviço. O resultado é a migração de clientes e a pouca atratividade do negócio.
Conclusão
Como você pôde observar, existem vantagens e desvantagens nas vendas no cartão de crédito e débito. Dessa forma, primeiro é preciso considerar o que pesa mais para a sua empresa. Depois disso, a dica é criar uma estratégia adequada, atrativa e eficaz para alcançar o lucro organizacional.
Depois de aplicar a estratégia, o próximo passo é manter o controle financeiro. E aí vai uma dica: deixe a tecnologia fazer o trabalho duro por você!
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