Cuidar da parte financeira de uma empresa envolve o acompanhamento de determinadas métricas, como o ROI, que auxilia na tomada de decisões visando ao crescimento do negócio.
O ROI, sigla em inglês para “Retorno sobre o Investimento”, é um dos fatores mais importantes a serem mensurados, já que indica o quanto de dinheiro você ganhou ou perdeu em um determinado investimento.
Se você quer saber mais sobre essa métrica, sua importância e como deve ser analisada e calculada, continue lendo o nosso post.
O que é o ROI e qual sua importância?
Como falamos acima, o ROI é uma métrica que nos ajuda a avaliar o sucesso de nossos investimentos. Ao calculá-la, você obtém números e dados precisos sobre quanto dinheiro sua empresa está ganhando ou perdendo de acordo com os investimentos.
Eles podem estar ligados a ações de marketing e de vendas, à introdução de novas ferramentas de produtividade, entre outras estratégias que você aplica com o objetivo de lucrar mais.
Essa métrica é importante porque auxilia no controle financeiro, mostrando quais investimentos trouxeram bons resultados para a empresa e quais não, assim, os últimos podem ser descartados ou otimizados para terem um desempenho satisfatório.
Além disso, o ROI pode ajudar no estabelecimento de metas alcançáveis, baseadas em dados reais e precisos sobre a saúde financeira de seu negócio.
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Como calcular o ROI?
O ROI pode ser calculado a partir de uma fórmula simples, considerando estes indicadores:
- receita: todo o valor arrecadado pela empresa ou campanha;
- custo: tudo o que foi gasto para a viabilidade do investimento
Ao obter esses dados, aplique-os na fórmula: ROI = ( Receita - Custo / Custo ) x 100. O resultado será em porcentagem, o que facilita a sua análise junto a outros indicadores.
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Como ele pode ser analisado?
Muitos empreendedores aplicam os seus números na fórmula, obtendo um determinado valor de ROI e não sabem o que aquilo pode indicar.
Vamos supor que uma pequena empresa, que comercializa produtos de decoração para casa, vendeu a partir de uma determinada campanha em um mês R$ 15.000,00 via e-commerce. O investimento com a campanha foi de R$ 4.000,00, e para manter o e-commerce no ar, o gasto é de R$ 1.000,00.
Aplicando esses dados na fórmula, o ROI dessa campanha foi de 200%, ou seja, a cada R$ 1,00 investido, o ganho foi de R$ 2,00. Caso o resultado seja negativo, isso indica que a empresa está perdendo dinheiro e que aquela ação precisa ser melhorada.
A partir desse resultado, você pode analisar quais fatores o influenciaram e se esses dados são semelhantes aos dos seus concorrentes, o que possibilita um alto ROI, que pode ser aplicado a outras campanhas.
Você entendeu como essa métrica é importante para o seu negócio? A partir do ROI, você conseguirá tomar decisões mais acertadas e com segurança para garantir a saúde financeira de sua empresa e o seu destaque no mercado de atuação.
Acha que essas informações sobre o ROI foram úteis e podem ajudar outros empreendedores a alcançarem o sucesso com sua empresa? Então compartilhe o nosso post em suas redes sociais.