É como muitos dizem: o ano só começa depois do carnaval. Isso é comum, pois, diferentemente do que acontece durante as datas comemorativas de final do ano, janeiro e fevereiro representam uma época em que os ânimos esfriam e parece que tudo volta à rotina comum. A queda nas vendas é o primeiro sintoma.
A questão é: como devo me preparar para essa súbita diminuição de vendas? No post de hoje, vamos passar 5 dicas importantes para que você prepare a sua empresa para esse momento inevitável. Confira logo a seguir!
1. Tenha um bom planejamento financeiro
Muitos gestores cometem erros ao planejar suas finanças em períodos de sazonalidade de alto volume no comércio, como a Páscoa, por exemplo. Com o aumento de vendas, acabam investindo o dinheiro de maneira equivocada, o que certamente prejudica as finanças do negócio. Em alguns casos, investem mais do que podem ou, simplesmente, compram estoques sem necessidade.
É muito importante que o seu planejamento financeiro contemple todos esses períodos sazonais em que o dinheiro entra um pouco mais facilmente e que, no varejo, estão relacionados às datas comemorativas. Na prática e em linguagem bem simples, a "gordura" na receita desses momentos deve, na verdade, ser diluída pelo ano todo.
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2. Realize promoções no início do ano
Outra dica muito importante para lidar com a queda nas vendas é a realização de promoções. São muitas as opções para atrair os consumidores. Em primeiro lugar, você pode realizar as famosas liquidações. A ideia é pegar todos os itens que tiveram saída abaixo do esperado e vendê-los com condições especiais ou descontos.
Além disso, você também pode pegar os produtos excedentes no estoque e realizar os famosos combos. A ideia é juntar produtos que sejam afins ou complementares e oferecer descontos para a compra em conjunto.
3. Aproveite o período de trocas
Uma coisa muito comum, especialmente no varejo, são as trocas. Afinal, nem sempre é possível agradar a pessoa presenteada, não é verdade? Acontece que essa também pode ser uma excelente oportunidade para você conquistar novos clientes para o seu estabelecimento, que podem, aliás, nunca ter entrado na sua loja.
É preciso treinar as equipes para aproveitar as oportunidades que surgem com as trocas. O atendimento de qualidade é indispensável, mas também pode ser interessante encorajar os vendedores a apresentar (sem exageros) novos itens para as pessoas que vierem fazer trocas.
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4. Invista no marketing para superar a queda nas vendas
Para concluir, é muito importante que você invista ainda mais em marketing nesse período. É importante sempre mencionarmos que o marketing é um investimento feito pela sua empresa, não um custo, já que, ao longo do tempo, podemos perceber o retorno financeiro da aplicação realizada.
Para o varejo, uma boa dica é investir no marketing digital como recurso para reverter ou minimizar o impacto da queda nas vendas. E nesse cenário, os links patrocinados costumam funcionar muito bem. Basicamente, eles são anúncios realizados em ferramentas de busca, como o Google, e que aparecem para os clientes assim que eles digitarem determinadas palavras-chave. Uma ótima pedida no início do ano.
Outra boa estratégia é trabalhar com o marketing de conteúdo, disponibilizando posts com informações úteis ao seu público-alvo e que sirvam como atrativos indiretos para o seu negócio.
5. Controle seu fluxo de caixa
Outra dica super importante é manter o fluxo de caixa sempre bem organizado. Esta é a forma mais eficaz de preparar o negócio com antecedência para períodos de quedas nas vendas.
Uma empresa em seu dia a dia, precisa de organização, não só na forma de trabalho, como também para manter seus rendimentos, investimentos e finanças em dia. Assim, o fluxo de caixa basicamente analisa o saldo disponível daquele empreendimento, para que se faça um balanço correto de quanto capital a empresa tem, onde foram gastos os recursos e para qual finalidade.
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