Para uma correta definição do preço de venda e, por consequência, a boa gestão da sua empresa, é preciso conhecer de forma detalhada quais são os componentes dos seus produtos ou serviços e quanto estes representam em seu valor final.
Neste post você vai entender a diferença entre custo, despesa e gasto e conseguirá planejar corretamente o seu orçamento empresarial. Confira!
Gasto
O gasto é um dos conceitos mais amplos dentro da definição dos elementos que compõem os valores finais de produtos e serviços. Uma empresa efetua um gasto toda vez que adquire algo, sendo que este valor poderá ser convertido em custo ou despesa, o que irá depender da aplicação deste ou não no processo produtivo ou de prestação de serviço.
Outro aspecto importante sobre o gasto é que ele nem sempre é acompanhado do desembolso. Isto ocorre porque é comum que compras, sejam elas de matérias-primas, materiais e outros insumos sejam feitas a prazo. O gasto ocorrerá simultaneamente ao desembolso quando o pagamento for à vista.
Dica: 5 dicas indispensáveis para reduzir gastos da sua empresa
Despesa
Agora que você já compreendeu o conceito mais amplo, que é o gasto, será possível compreender o que é a despesa. Despesas são valores necessários para a obtenção da receita em sua empresa. Contudo, elas não estão envolvidas com o seu processo produtivo, seja ele relativo a um produto ou serviço.
Caso você tenha uma pequena indústria, os gastos com o pessoal administrativo, de recursos humanos, marketing e outros que não façam parte da produção serão considerados como despesas. Outros gastos como conta de telefone, energia e internet também são comumente classificados como despesas.
Custo
Os custos, por sua vez, são valores empregados na produção ou prestação de serviços. Caso você tenha uma empresa que preste serviços, os valores utilizados neste processo serão considerados como custos. Assim, pensando em uma empresa que organiza festas, o salário dos garçons, por exemplo, será considerado um custo do seu serviço prestado.
Dica: Controle financeiro e planejamento: por que são importantes?
No caso de uma indústria de pães e bolos, os insumos como farinha de trigo, fermento, ovos, frutas e leite serão considerados como custos do produto vendido. Estes valores deverão ser agregados aos produtos e serviços para que seja calculado, de forma correta, o custo do que será comercializado e com base nisso será obtido o seu resultado do período.
Neste post você compreendeu que existem diferenças fundamentais entre o conceito de custo, despesa e gasto e que é preciso que você conheça e determine estes valores de forma detalhada para que seu preço de venda seja calculado de forma correta.
A partir do conhecimento de seu processo produtivo e dos componentes dos seus produtos ou serviços, é possível buscar alternativas para redução de custos e despesas e, por consequência, para a melhoria do resultado da sua empresa como um todo.
Somente com base no detalhamento e conhecimento de todos os elementos que formam seus produtos e serviços é possível fazer a correta gestão financeira de sua empresa e, assim, elaborar o seu orçamento empresarial de forma objetiva e segura. Para ficar por dentro das últimas novidades para sua empresa, siga nossa página no Facebook!