Apurar o lucro é um desafio e tanto para gestores de pequenos negócios. Embora pareça uma tarefa fácil, a desorganização e a falta de conhecimentos básicos de contabilidade aparecem como grandes vilões para quem pretende conhecer a rentabilidade de sua empresa.
E, como muitos devem saber, não lidar bem com a gestão financeira de sua empresa significa colocar em risco o futuro dos negócios. Afinal de contas, para dar qualquer “passo”, é preciso saber detalhadamente quanto se dispõe em caixa para custear despesas, investir em equipamentos ou fazer retiradas.
Para que você fuja das principais situações de dificuldades na hora de apurar o lucro, trouxemos neste post os 3 erros mais comuns cometidos por gestores de pequenas empresas. Não deixe de conferir!
1. Confundir lucro líquido com bruto
Você já deve ter uma vaga noção sobre o que significa lucro líquido e bruto, não é mesmo? Tratam-se de duas formas diferentes de conhecer o quanto uma operação de venda gerou lucros em relação ao montante de receitas em caixa.
A margem de lucro bruta, é dada com base na relação custo de produção e valor para a aquisição do produto. Algumas despesas operacionais e impostos não são descontadas. A margem de lucro líquida, por outro lado, traz a dedução dos referidos custos, o que representa uma visão mais realista do quão rentável foram as operações em determinado período.
Veja no exemplo abaixo:
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Se você tem dificuldades em chegar ao seu lucro líquido, saiba que com uma planilha calculadora de lucro esta tarefa torna-se mais simples. Você só precisa preencher os campos: vendas no período, custos de compra ou aquisição, despesas fixas e despesas variáveis. Com essas informações preenchidas você terá os resultados automaticamente, economizando seu tempo e evitando erros de cálculo.
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2. Apurar o lucro apenas de uma forma
Existem diferentes formas de medir o lucro de uma empresa. Além da margem de lucro líquida e da margem de lucro bruta, podemos pensar no lucro associado a uma única unidade de um produto. Mas qual é o objetivo de chegar a esse nível de detalhamento?
Dica: Você sabe mesmo o que é lucro?
Bem, se sua empresa comercializa poucos tipos de produto, isto é, você tem uma baixa taxa de sortimento, realmente, não faz tanto sentido trabalhar por essa perspectiva. No entanto, se você oferta um mix de produtos significativo, passa a ser interessante.
Imagine que, por esse método, é possível conhecer quais produtos alavancam os lucros de seu negócio. Ao mesmo tempo, você poderá observar quais produtos não têm dado lucro e, assim, corrigir os preços praticados. Afinal, é mais do que necessário obter ganhos com qualquer produto comercializado.
3. Desconhecer a importância da “variável tempo”
Eis que você fez o balanço financeiro de um mês para apurar o lucro desse período. Para isso, você considerou apenas as despesas realizadas dentro desse mês, porém, um grande volume de receitas se deve a despesas executadas durante os últimos três meses. Onde está o problema?
O problema é o seguinte: para o apurar o lucro, os períodos das entradas (receitas) e saídas (despesas) em seu caixa devem ser os mesmos. Dessa maneira, você deve manter o controle de todas as datas de pagamentos e vendas realizadas. Somente assim, é possível compatibilizar a “variável tempo” às entradas e saídas.
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