Quando falamos em relacionamento com o público externo, logo os empreendedores pensam em seus clientes. É claro que prestar um bom serviço, aliado a um atendimento de qualidade, é essencial para manter seus consumidores ativos.
Mas as relações da empresa não param por aí! Para ter sucesso no mercado, o empresário deve se preocupar em cultivar uma relação saudável também com os seus fornecedores. A importância de interagir positivamente com esse público é tanta que o termo "cadeia de suprimentos" tem ficado mais comum nas organizações.
Os empreendedores modernos trabalham com a ideia de que nenhuma empresa é uma entidade isolada, ou seja, todo negócio faz parte de uma rede interdependente. Quer aprender como melhorar seu relacionamento com fornecedores? Nós te damos as melhores dicas no artigo de hoje!
1. Não caia em armadilhas de preços
É essencial procurar o fornecedor que te ofereça os menores custos. Porém, não se pode levar em consideração somente o preço dos serviços e dos insumos adquiridos pela sua empresa. É necessário pensar na qualidade dos produtos ofertados e nos prazos de entrega.
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Para escolher com mais segurança quem fornecerá para seu negócio, monte uma lista de exigências antes de sair em busca dos parceiros. Assim, você consegue escolher mais facilmente seus fornecedores e tomar as decisões mais responsáveis, considerando as necessidades da sua empresa.
2. Alinhe os processos
O conceito de cadeia de suprimentos volta a ser fundamental para se optar por um fornecedor. Para que ele seja aplicável ao seu negócio, a organização é o fator primordial.
O segredo é alinhar as compras de insumos e produtos aos processos internos. Na prática, você deve ficar de olho nas demandas dos clientes e fazer a previsão do estoque. Percebendo quais produtos saem com mais ou com menos frequência do seu inventário, fica fácil comprar de maneira consciente.
A previsão te ajuda ainda a escolher fornecedores capazes de se alinhar às demandas da sua clientela. Assim, você não perde vendas e mantém a relação de confiança com seus consumidores.
3. Estude as condições oferecidas
Antes de fechar contratos, é preciso estudar atentamente todas as condições de entrega do fornecedor e que serviços ele efetivamente oferece. Alguns aspectos que devem balancear suas escolhas, além dos valores, são os armazenamentos e os prazos.
Quando suas mercadorias não estão estocadas ou estão prejudicadas pelo armazenamento descuidado, suas vendas são negativamente impactadas. Isso representa perda da confiança que seu cliente tem na empresa. Então, fique atento!
4. Construa seu mix de fornecedores
Hoje, é comum que as pequenas empresas optem por trabalhar com inúmeros fornecedores. A estratégia traz tanto vantagens quanto desvantagens para o microempreendedor.
Por um lado, a tática pode dificultar o controle das despesas, já que suas dívidas virão de diversas fontes. Porém, a possibilidade de negociação se amplia e fica mais fácil trocar de fornecedores sem prejuízos para a logística da empresa — caso algum deles suba seus preços ou não esteja cumprindo os prazos determinados, por exemplo.
5. Reconheça a importância do bom relacionamento
Muitas empresas erram quando não dão ênfase ao cliente na hora de pensar suas estratégias. Porém, se o relacionamento com os fornecedores é ignorado, sua organização sai no prejuízo da mesma forma. Afinal, sem fornecimento, não há produtos para se oferecer aos compradores.
Prezar pelo relacionamento com fornecedores é fundamental, pois eles são aliados do empreendedor. É por meio de uma relação de qualidade com esse grupo que será possível fazer uma precificação melhor e oferecer bons serviços aos compradores — o que aumenta seu diferencial competitivo e pode fazer da sua empresa um sucesso de mercado.
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Por isso, não deixe de estabelecer uma proximidade adequada com seus fornecedores. Repense suas políticas e busque criar uma relação de parceria!
E você, entendeu a importância de um bom relacionamento com fornecedores? Tem mais alguma sugestão para acrescentar? Compartilhe com a gente nos comentários e participe!