Estar sempre "correndo atrás da máquina", pagando juros abusivos e onerando os negócios, não pode fazer parte da sua rotina. O certo é ter tempo para curtir a vida com tranquilidade, e acompanhar saudavelmente a jornada da sua empresa.
Se você ainda não sabe quais motivos podem estar levando a sua empresa a pagar juros, confira em nosso artigo.
Mas se já sabe e ainda não conhece formas para solucionar, confira a seguir algumas dicas.
1. Organizar as rotinas diárias
Planejamento, organização, prioridades e uma agenda são as chaves para um dia produtivo e sem surpresas assustadoras.
Anote tudo que precisa ser feito, tenha na agenda as datas limites de pagamento de cada conta, assim não irá correr risco de pagar juros.
Dica: Como organizar as tarefas de rotina da sua PME?
2. Não atrasar as contas
Se você é naturalmente esquecido, assim como muitas pessoas são, e tem o mau costume de esquecer de pagar as contas ou não sabe quando elas vencem, saiba que existe solução.
Acesse a internet banking da instituição contratada e autorize o débito automático das contas que puder.
Para aquelas que não está disponível essa opção, a melhor solução é tomar uma atitude na hora em que são recebidas, agendando o pagamento através internet banking para a data de vencimento. Tome cuidado para não realizar o pagamento em duplicidade! O Sistema de Gestão Financeira Flua ajuda a realizar esse controle, sinalizando que o pagamento das contas foi agendado.
3. Ter ciência do saldo na data de pagamento
É importante manter o controle do saldo da empresa através de um fluxo de caixa. Assim você terá a previsão da disponibilidade de dinheiro no dia de pagamento.
Lançar despesas e receitas em um software como o Flua, facilitará a gestão de seu saldo, tanto do atual como do previsto para as datas desejadas.
É simples, prático e ajuda a pagar zero de juros!
4. Planejar o pagamento das contas
Manter o histórico de gastos fixos é fácil, pois eles se repetem todos os meses (salários, internet, aluguel, etc).
Para estes gastos previsíveis, devemos provisionar a receita necessária para pagá-los, seguindo um dos princípios da contabilidade, de prudência. Por exemplo, nos últimos 12 meses a conta de luz variou entre R$ 400,00 e R$ 600, então planeje sempre utilizando o maior valor, para não ter sustos.
Não planejar a sua previsão de gastos ou utilizar o valor menor do que o real como planejamento, podem ser motivos que você pagar juros.
5. Não misturar o dinheiro da empresa com o pessoal
Talvez um dos fatores mais importantes para se ter saúde financeira na empresa é nunca misturar o bolso dela com o do dono. Não use o dinheiro da empresa para pagar contas pessoais.
Se as contas pessoais estão desorganizadas, considere uma boa saúde financeira da empresa como uma das principais atitudes para transmitir saúde também para a vida pessoal. Caso a empresa não possa mais pagar seus sócios e funcionários, aí o problema será muito maior.
Dica: Por que separar o controle financeiro empresarial do pessoal?
6. Saber quanto custa seu trabalho
Calcule quanto custa para realizar o trabalho que você entrega ao consumidor, seja ele produto ou serviço.
Saiba quais são os seus gastos fixos (que pagará sempre) e quais são seus variáveis (que pagará se vender).
Defina uma margem de lucro justa a partir do custo que tem para fornecer ao mercado, considerando inclusive os custos financeiros de parcelamento. Não lucrar fará com que sua empresa adquira dívidas e juros, sobre juros, sobre juros...
7. Ter capital de giro
A sua empresa precisará parcelar, precisará comprar matéria-prima, passará por meses em que o mercado não costuma comprar de você e outros diversos motivos para que ela tenha dinheiro em caixa.
Se você está ansioso para encher a conta bancária e tira mensalmente lucros da empresa, deixando ela zerada, saiba que logo endividará a empresa.
Mantenha um capital de giro suficiente para que a empresa seja saudável e funcional.
Procure seguir essas nossas dicas e terá mais qualidade de vida e felicidade!
Clique no banner abaixo e teste o Flua gratuitamente por 7 dias!