Todo gestor deve saber como definir boas metas. Afinal, elas ajudam a alinhar o time de trabalho e estimulam resultados fora do lugar-comum. No entanto, existem alguns erros recorrentes, como não definir prazos ou critérios de qualidade.
Arquitetar metas é um processo e começa na análise dos atuais resultados (status quo). Também existem métodos que facilitam sua criação, como o OKR e o SMART.
Neste artigo, separamos 5 dicas de como definir metas para pequenas e médias empresas (PME). Acompanhe!
1. Conheça os atuais resultados
Se você desconhece os atuais resultados, será difícil estabelecer o que almeja para o futuro. Sem uma análise do status quo, o mais provável é que defina metas descoladas da realidade.
Dica: Como fidelizar clientes e melhorar seus resultados?
Portanto, inicie com uma investigação dos atuais indicadores de desempenho. Na área de vendas, por exemplo, mensure o tíquete médio, a valor total vendido e o número de itens por transição. Assim, terá uma base sólida para criar suas metas.
2. Tenha como base o padrão SMART
Dizer que o time precisa dobrar as vendas no próximo mês é uma informação vaga. As metas precisam ser claras para que todos compreendam e colaborem na busca por resultados.
Nesse caso, o recomendado é se basear no padrão SMART. Isso significa que toda meta precisa ter 5 características, do contrário estará incompleta. São elas:
- específica;
- mensurável;
- alcançável;
- relevante;
- temporal.
3. Use o método OKR para o desdobramento
Algumas metas são grandes e quase impossíveis de alcançar em um mês ou menos. Nesses casos, é preciso fazer o desdobramento — isto é, dividi-las em metas menores e mais fáceis. Isso pode ser feito com o método OKR.
Dica: É um empreendedor iniciante? Confira essas 4 dicas financeiras!
É preciso definir um objetivo (meta grande) e desdobrá-lo em resultados-chave, mais fáceis de alcançar. Para tanto, faça a seguinte pergunta a si mesmo: minha meta pode ser fragmentada em passos menores? Se sim, faça isso.
4. Envolva a equipe de trabalho
Muitas cabeças pensam melhor do que apenas uma, certo? Isso significa que envolver o time é uma forma de obter diferentes pontos de vistas, criar metas mais realistas e adequadas ao trabalho. Então, se junte com quem será impactado pela meta e definam quais serão os resultados do futuro. A meta não deve nascer de uma decisão arbitrária.
5. Conte com a ajuda da tecnologia
Ao determinar os resultados que deseja para o futuro, o gestor não deve estar distante da tecnologia. Sem sistemas modernos, fica difícil trabalhar, mensurar os resultados e ter o controle dos processos-chave.
Dica: Entenda como um software de gestão financeira pode otimizar processos na sua empresa
Um software de gestão financeira, por exemplo, oferece uma série de relatórios e garante que o administrador tenha uma visão completa. Por consequência, torna-se mais fácil criar metas alcançáveis e relevantes ao negócio.
Enfim, criar uma meta é um processo. Inicie analisando os resultados atuais, o quão distantes estão do ideal e o que pode ser feito sobre isso. Depois, crie metas SMART, desdobre-as em resultados menores e envolva a equipe de trabalho.
Agora que já sabe como definir metas para PME, aprenda como finanças podem ser tornar uma tarefa fácil de se gerenciar!